top of page

GnosiaH divulga

Dentro do GnosiaH Divulga temos o GEPICS que é o grupo de estudos em práticas integrativas e complementares em saúde.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, portanto fazem parte da medicina tradicional que é utilizada pela população desde muito tempo atrás e atualmente fazem parte do SUS. Estes tratamentos são utilizados para prevenir, aliviar sintomas e tratar algumas doenças e até mesmo podem ser utilizadas como paliativa em algumas patologias crônicas. Ressaltando que as PICS são tratamentos alternativos e complementares, agindo de forma coadjuvante para se obter uma terapia efetiva e satisfatória, promovendo melhoria da qualidade de vida das pessoas. Com a crescente procura por tratamentos tradicionais e os benefícios demonstrados; em 2006 as PICS foram introduzidas no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC).

O interesse da população por tratamentos alternativos e o ressurgimento do cuidado holístico e preventivo às doenças; ressalta a importância de se ter informações de qualidade e científicas sobre as práticas integrativas complementares. Diante disso, o GEPICS - Grupo de Estudos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foi criado pelo GNlOSIAH, para difundir informações e conhecimento de qualidade com embasamento científico sobre as PICS para a população.

O grupo de estudo está sob coordenação da Profª, Rachel Oliveira Castilho e ocorre todas as quartas-feiras da última semana de cada mês, de forma online e aberta a sociedade. Visa abordar essas diversas práticas complementares de tratamento, envolvendo aromaterapia, fitoterapia, homeopatia, entre outras e as suas diversas aplicações no contexto em que essas se inserem.


Para participar preencha o formulário aqui:

 


 

Texto: Thaís Magalhães


Referências: JMPHC - Journal of Management & Primary Health Care| ISSN 2179-6750, v. 8, n. 2, p. 290-308, 2017.


Ministério da Saúde; disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares

bottom of page